Lemas e Logos

Momentos Históricos

Arthur Frederick Sheldon, rotariano cujo discurso inspirou a criação do lema "Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve".

Os lemas oficiais do Rotary, Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Mellhor Serve, surgiram nos primeiros estágios da organização.

Em 1911, na segunda Convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América em Portland, Oregon, o lema Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve foi oficializado. Ele foi criado a partir de um discurso feito pelo rotariano Arthur Frederick Sheldon durante a primeira Convenção, que aconteceu em Chicago no ano anterior. Sheldon afirmou que "apenas a ciência da conduta correta em relação aos outros vale a pena. Os negócios fazem parte da ciência de serviços humanos. Mais se beneficia aquele que serve ao seu companheiro da melhor maneira possível".

A Convenção de Portland também inspirou a criação do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Durante um passeio pelo Rio Columbia, Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, em uma conversa com o rotariano J.E. Pinkham sobre o modo mais apropriado de se organizar um Rotary Club, compartilhou o princípio que seu clube havia adotado: servir além de si mesmo. Pinkham chamou Paul P. Harris, que também estava no passeio de barco, para fazer parte da conversa. Harris acabou pedindo a Collins que fizesse um discurso na Convenção, onde a frase "servir além de si mesmo" foi recebida com muito entusiasmo.

Na Convenção de 1950 em Detroit, versões pouco modificadas dos dois slogans foram oficialmente aprovadas como lemas oficiais do Rotary: Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve e Dar de Si Antes de Pensar em Si. Em 1989, o Conselho de Legislação estabeleceu o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si como o principal lema do Rotary, porque melhor transimte a filosofia da organização. Nos Conselhos de 2004 e 2010, algumas alterações foram feitas à versão em inglês do lema, o que não teve impacto na versão em português.

Para mais informações históricas sobre o Rotary, acesse História e Arquivos do Rotary ou o Grupo de Companheirismo História Mundial do Rotary.

O Lema do Rotary International para cada ano rotário

O Compêndio Histórico do Rotary cita os lemas, de cada ano rotário, a partir de 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário:

1) aprender do passado e agir;

2) compartilhar com os outros;

3) aplicar a Prova Quádrupla;

4) servir à Juventude;

5) boa vontade internacional;

6) bons rotarianos são bons cidadãos.

A partir de 1955-56, o lema do ano rotário foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase, e esses motes emulativos passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do RI - que os idealizam -, como também dos governadores e dos presidentes dos Rotary Clubs.

Esses dirigentes máximos se esmeram para que a divisa do ano rotário seja objetiva e abrangente, numa demonstração da internacionalidade do Rotary também em termos de unidade de propósitos. O lema anual é, portanto, a bússola que nortea o trabalho rotário na busca de uma meta comum, proposta pela sintética mensagem de estímulo e de incentivo.