25ª Edição | 21 de Dezembro de 2018

MêS DA PREVENçãO E TRATAMENTO DE DOENçAS - Data do Evento: 01/12/2018

Ações para prevenção e tratamento de doenças são destaque do Rotary durante o mês de dezembro. Além da erradicação da pólio, que é a principal prioridade da nossa organização, trabalhamos para combater outras doenças e a fornecer tratamento médico a comunidades carentes. Lutamos contra malária, HIV/Aids, Mal de Alzheimer, esclerose múltipla, diabetes, pólio e muitas outras doenças. Como a prevenção é igualmente importante ao tratamento, nós também disseminamos informações sobre saúde e destacamos a importância de exames auditivos, oftalmológicos e odontológicos periodicamente. Doenças resultam em miséria e sofrimento para milhões de pessoas no mundo inteiro. É por isso que combatê-las é tão importante para o Rotary. Nós lideramos iniciativas grandes e pequenas nessa área. E dezembro é o mês para nos lembrarmos disso.

EMEMDA DE FINAL DE ANO - Data do Evento: 21/12/2018

Informamos que devido ao recesso de fim de ano, não haverá expediente na Governadoria do Distrito 4610, no período de 21 de dezembro de 2018 a 06 de janeiro de 2019. As atividades serão retomadas no dia 07 de janeiro de 2019, segunda-feira.

BOAS FESTAS!!! - Data do Evento: 25/12/2018

PíLULA ROTáRIA Nº 17 - Data do Evento: 28/12/2018

Companheirismo

A maioria dos rotarianos são profissionais bem-sucedidos porque não deixam escapar uma oportunidade.  Uma vez por semana, em cada um dos Rotary Clubs, acontece a oportunidade de companheirismo rotário, mas nem todos estão alertas!  As reuniões ordinárias oferecem oportunidades de encontrar companheiros de Clube, conhecer os visitantes e novos associados, e fortalecer a amizade com outros rotarianos.

Os Rotary Clubs que possuem a reputação de serem “Clubes amigáveis”, geralmente seguem alguns passos bem simples: os associados são incentivados a escolher uma mesa diferente a cada semana ou a se sentarem com um companheiro que ainda não conheçam bem ou, ainda, a convidar visitantes ou novos associados para se juntarem às suas mesas.

Em vez de falar apenas com quem estiver mais próximo ou ficar em silêncio o tempo todo, os associados devem conversar com todas as pessoas sentadas a sua mesa. Para aumentar o companheirismo os rotarianos devem se entrosar com todos no clube. Quando estas recomendações são seguidas à risca, novas oportunidades de companheirismo surgem a cada semana.

Os rotarianos logo percebem que a amizade e o companheirismo são essenciais ao sucesso de cada Rotary Club.

Canto  no  Clube

Harry Ruggles foi a quinta pessoa que, com Paul Harris, compartilhou as conversações que levaram à fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, em 1905.

Harry gostava de cantar, atividade bastante popular na virada do século.  Em um dos primeiros encontros do recém-formado grupo, Harry subiu na cadeira e convidou os participantes para cantar com ele.  O canto em grupo logo se tornou tradicional nas reuniões do Rotary.  O costume foi disseminado para muitos outros clubes nos Estados Unidos e ainda é uma atividade popular e companheirismo nas reuniões de clubes em diversos países como Austrália, Japão, Nigéria, Nova Zelândia e Canadá.

Alguns Clubes cantam canções nacionais na abertura formal de cada reunião.  No entanto, a prática do canto é rara nos Rotary Clubs da Europa, América do Sul e Ásia.

Categorias  de  associados

Há duas categorias de associados no Rotary: representativo e honorário.  Associado representativo é aquele eleito no Clube para ocupar uma classificação de negócio ou profissional e que tem todas as obrigações, responsabilidades e privilégios inerentes à qualidade de associado, de acordo com os dispositivos dos estatutos e regimento interno do RI.

Associados representativos podem ocupar qualquer cargo de diri-gente no Clube, servir o RI em nível distrital e internacional e devem cumprir todas as exigências relativas à frequência, pagamento de quotas e recrutamento de novos associados.

A categoria de associado honorário é válida por um ano e deve ser renovada anualmente, podendo ser concedida a pessoas que tenham prestado serviços meritórios em prol da difusão dos ideais do Rotary.

Associados honorários não têm o direito de propor candidato a as-sociado do Clube ou de ocupar cargos de dirigentes e são dispensados da exigência de frequência, assim como do pagamento das quotas do clube.

Vários chefes de estado, exploradores, autores, músicos, astronau-tas e outras personalidades públicas já foram associados honorários de Rotary Clubs como, por exemplo, os reis Gustaf, da Suécia; George VI, da Inglaterra; Badouin, da Bélgica e Hassan III, do Marrocos, assim como outras personalidades como Sir Winston Churchill, Albert Schweitzer, Charles Lindbergh, Jean Sibelius, Edmund Hillary, Thor Heyerdahl, Thomas Edison, Walt Disney, Bob Hope, Albert Sabin, Margaret Thatcher, Bill Gates e vá-rios presidentes norte-americanos.

VIAGEM DE COMPANHEIRISMO 2018-19 - MSC SEAVIEW - Data do Evento: 05/01/2019

SUSPENSãO DE REUNIõES - Data do Evento: 21/12/2018

Informamos que, devido às festas, o Rotary Club São Paulo Pinheiros só voltará a se reunir em 16/01/2019.

EXPOSIçãO - ARQUITETURA DAS EMOçõES HUMANAS - RC DE COTIA MULHERES EMPREENDEDORAS - Data do Evento: 12/01/2019

RCSP BARRA FUNDA - Data do Evento: 14/01/2019

O RCSP Barra Funda comunica o encerramento das reuniões de dezembro. Desejamos a todos um feliz natal e próspero ano novo. Retornaremos no dia 14 de janeiro de 2019. Agradecemos a todos que nos prestigiaram nesse semestre.

PROJETO MACAS - RCSP MEMORIAL DA AMéRICA LATINA - Data do Evento: 05/02/2019

NOITE DO BOTECO - RC DE OSASCO QUITAúNA - Data do Evento: 16/02/2019