RYLA

Do inglês R.Y.L.A - Rotary Youth Leadership Awards, a 2ª edição do Projeto RYLA Prêmios Rotários de Liderança Juvenil do RCSP Gestão 2015-16, sob a Coordenação Geral do Secretário do Clube, Márcio Arroyo em conjunto com a Presidente Maria Elisabeth Wiederspahn Marcondes Torres foi realizado com sucesso e grande aprovação pelos jovens participantes em 07/05/2016 no Instituto Mairiporã, em Mairiporã/SP. Foram 40 jovens enviados pelo Cepro – Centro Profissionalizante Rio Branco, que aprovaram o conteúdo apresentado e aproveitaram tudo o que lhes foi oferecido: palestrantes de alto nível em diversas áreas, enfocando inclusive aspectos sociais e pessoais, a fim de prepará-los para o sucesso em suas vidas profissionais futuras.

O RYLA é uma das iniciativas do Rotary para o treinamento de jovens. O programa é um prêmio para aqueles que se destacaram em seleção realizada especialmente para participação no projeto, principalmente quanto aos aspectos de potencial liderança e criatividade. O RYLA enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal.

Após a recepção aos jovens com o café da manhã, a Presidente Maria Elisabeth W. M. Torres do RCSP fez a abertura formal do projeto e o Coordenador do Projeto Márcio Arroyo falou aos jovens sobre o Rotary.

As palestras ministradas com a efetiva participação dos jovens foram: -Comunicação Efetiva (Comunicação para a Ação), por Cristina Monteiro; - Cidadania e Civismo, por Alexandre Presto; - Riscos e Benefícios da Internet, por Milena Giora; - Maconha, a favor ou contra?, por Ivan Mário Braun; - Ansiedade & Stress, por Nara Lúcia Poli Botelho e - Novas Tecnologias proporcionando Novas Oportunidades, por Javier Sánchez Casademunt; os três últimos, rotarianos do Clube. Representando o Cepro prestigiou o projeto a sua Diretora Suzana Penteado.

Além das palestras os jovens também participaram de duas visitas a Museus locais, de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz e de Ciências e Artes do Instituto Mairiporã.